Como saber quando seu gato está doente?

Image

Para ajudar a reconhecer as mudanças de comportamento associadas a doenças, aqui vai um guia com algumas dicas, que podem salvar a vida de seu gato:

1 – DEFECA E URINA EM LUGAR ERRADO

Jamais pense que seu gato faz xixi ou cocô no lugar errado por raiva ou vingança. Sempre suspeite de que algo está errado. Se o seu gato fizer suas necessidades fora do local de costume seja ele a caixa de areia ou o quintal, ele pode estar doente. Se urinar fora de lugar ele pode ter uma infecção urinária, cálculos uretrais, insuficiênica renal ou diabete. Também pode estar apresentando sinais de artrite, o que pode estar dificultando sua movimentação e uso da caixa de areia, se essa for muito alta. Mudanças na frequeência em que o gato urina, para mais ou menos, são quase sempre emergências. Fique atento.

2 – MUDANÇAS NO RELACIONAMENTO COM A FAMÍLIA

Seu gato tem personalidade própria e você deve conehcê-la bem. Se o seu gato não quer mais passar tempo no seu colo, sendo que ele era grudado nas pessoas da casa, suspeite. Isso pode significar que o gato está se escondendo por causa de dor, ansiedade ou mal estar. Agressividade sem explicação também pode ser sinal de várias doenças, como a leucemia felina, por exemplo.

3 – MUDANÇA DE PADRÃO DE ATIVIDADE

Um aumento ou diminuição de atividade pode ser causada por várias doenças. Com a idade os gatos estão mais suscetíveis a artrite. Se o nível de energia estiver muito aumentado, pode ser devido ao hipertireoidismo.

4 – MUDANÇA NOS PADRÕES DE SONO

Os gatos adultos dormem em média de 16 a 18 horas por dia. Entretanto não é um sono profundo, mas sim um cochilo, onde o gato está sempre pronto a responder ao menor sinal que lhe interesse. Preste atenção nos horários em que seu gato está dormindo, e se está quieto e sonolento demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: